De forma a interagir e a chamar a atenção da nossa comunidade, no Facebook da nossa página, criamos publicações. Para criar dinamismo nas publicações, escolhemos criar diferentes tipos de media: texto, imagem ou vídeo. Neste tutorial, vamos acompanhar a par e passo os diferentes tipo de publicação de Estado, no Facebook.

Quando entra na sua página, este é o aspecto que aparece:

pagina facebook

Esta é a ferramenta de publicação do Facebook em que é possível criar uma interação com a sua comunidade.

criar estado facebook

Esta funcionalidade mais básica permite colocar um texto, acrescentar uma imagem, mostrar um sentimento, local, colocar uma cor de fundo (mas tem limite de caracteres), identificar um produto e receber mensagens. Mas existem mais outras opções que se pode criar a partir do modo básico como escrever uma nota, divulgar o negócio, criar oportunidade de emprego, criar uma oferta uma lista, receber visitas à loja, apoiar uma organização, adicionar uma data importante, criar um evento, uma sondagem ou iniciar uma sessão de perguntas.

Publicar-Estado-Basico-1

Escreva o texto da publicação, conforme o exemplo abaixo.

texto estado

É possível acrescentar uma imagem à publicação, mas vamos abordá-la nos tutoriais Como Publicar uma Foto no Facebook e Como Publicar um Vídeo no Facebook.

 

Publicar Estado Foto:Video

Pode adicionar uma cor à publicação.(1) Esta opção está limitada a cerca de 130 caracteres e depois passa para o modo simples novamente.(2)

Simultaneamente ao modo de publicação mais básico, pode-se atribuir um estado de sentimento/atividade.(3) A colocação desta opção condiciona a adição da opção ''Receber visitas à Loja'' e de ''Receber mensagens''.

É ainda possível adicionar o local onde se está. Esta opção anula a cor de fundo.(4)

Pode-se adicionar um produto à publicação sem que comprometa a cor de fundo.(5)

1. Exemplo com cor

Texto publicacao estado cor

2. Exemplo sem cor

atividade sentimento estado

3. Estado de sentimento/atividade

texto estado atividade sentimento

4. Adicionar localização

visita local estado
texto estado visita local atividade sentimento

5. Adicionar um produto

estado produto cor

A opção de receber mensagens convida os visitantes a enviarem uma mensagem na página. Ao publicar, deve-se adicionar uma fotografia. Esta opção anula a possibilidade de cor, ''a sentir-me/atividade'', ''visita'', ''lista'' e ''sondagem''.(6)

Entrando nas opções mais avançadas, nas quais não vamos aprofundar tanto, a opção de criar uma nota, permite uma divulgação diferente de conteúdo. Serve, por exemplo, para divulgar regras de um concurso, colocar informação sobre entregas ou política de privacidade. Este conteúdo depois vai para o menu da página de Facebook, no separador ''Notas''.(7)

6. Receber mensagens

botao enviar mensagem estado

7. Criar uma nota

texto estado notas
criar nota

Receber visitas à loja, direciona para a loja. É uma publicação muito vocacionada para uma venda ''direta'', deve ser usada com moderação.(8)

O botão de apelo a ação muda para ''comprar agora'' e mais uma vez tem de adicionar uma imagem.

8. Receber visitas à loja

receber-visitas-a-loja
visitas loja publicacao estado

Num outro estilo de publicação, também é possível acrescentar ''Apoiar uma organização'' em que é possível pedir aos fãs que dêem um donativo para uma instituição ou associação. Uma boa campanha de responsabilidade social!(9)

9. Apoiar uma organização

recolha donativos estado

Se a sua empresa quer marcar uma data importante. Por exemplo, uma abertura de uma nova loja, sucursal, lançamento de um novo produto, ''adicionar um marco'' é uma interessante publicação que chamará a atenção de quem passa na cronologia.(10) Aqui é possível acrescentar o título do marco, local (opcional), a data do acontecimento, a história do acontecimento e uma ou várias fotos. Os marcos ficam registados por ordem cronológica no separador ''Sobre''.

10. Adicionar um marco

adicionar marco estado
adicionar marco

É possível, nestas opções mais avançadas, divulgar o negócio. Ou seja, promover o negócio. Promover a página, publicação ou qualquer tipo de promoção da página e do negócio têm um custo associado.(11)

11. Divulgar o teu negócio

divulgar-o-negocio
Divulgar o negocio

Pode disponibilizar uma oferta de emprego e divulgá-la para os seguidores da página. É uma forma gratuita de ganhar partilhas e reconhecimento da marca. Todas as ofertas ficarão disponíveis no separador do menu como ''Empregos''.(12)

12. Criar publicação de emprego

criar emprego estado
criar emprego

Para divulgar um evento que vai realizar, o Facebook também dispõe de um tipo de publicação diferente. Os eventos ficam registados no separador do menu chamado ''Eventos''.(13)

É possível descrever o evento, adicionar uma foto, convidar pessoas, nome do evento, localização. Se o evento tem um ou mais dias, a categoria (tipo), palavras-chave que ajudam outras pessoas a encontrar o evento, possibilidade de enviar mensagem, link para compra de bilhetes. E ainda se outra pessoa ou página está a ajudar a organizar e se qualquer pessoa pode publicar na cronologia do evento. Os eventos podem ser públicos ou privados e ter a lista de convidados visível ou invisível.

13. Criar um evento

criar evento estado
criar evento

De forma a ajudar a divulgar o negócio e gerar mais vendas, poderá criar uma oferta/evento com ofertas especiais em produtos/serviços. Esta opção também gera uma publicação diferente.(14)

Pode adicionar um título de oferta, data de validade, imagem, se os fãs podem usar na loja física ou no website. Se tem um código promocional e os termos e condições de utilização da oferta/desconto.

14. Oferta/desconto

oferta desconto estado
oferta desconto

Ouvir as necessidades e opiniões dos clientes é uma das regras de ouro. Na opção de sondagem, pode acrescentar duas opções, imagens/gifs associados para votação dos fãs bem como término das votações.(15)

15. Sondagem

sondagem publicacao
sondagem

Dê dicas ou elabore uma lista com esta publicação especial ''Lista'' que permite partilhar uma publicação diferente.

É possível escolher um título dos que já estão pré-feitos ou então criar um novo título.

16. Lista

lista
criar lista

A última opção é abrir uma sessão de perguntas e respostas onde os fãs poderão interagir com a publicação e até esclarecer dúvidas sobre produtos, serviços, conceito, história da marca, etc.(17)

17. Iniciar uma sessão de perguntas e respostas

sessao perguntas e respostas estado
sessao perguntas e respostas

Voltando ao modo mais básico, repare como fica a publicação no final, os exemplos abaixo mostram, em primeiro lugar, apenas a publicação com texto, em segundo lugar, o texto com a localização, ‘’sentimento/atividade’’ e o produto e, em último lugar, o exemplo com a cor de fundo:

Resultado de publicação

publicacao simples
publicacao localizacao produto sentimento atividade
publicacao cor

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