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Como funciona a compra de tráfego (Pay Per Click)?

Antes de começar a falar de PPC é importante explicar: porquê publicidade online? Qual a vantagem do PPC em relação a um outdoor ou distribuição de panfletos? Vamos perceber se fazer publicidade online faz realmente sentido, e quais as diferenças em comparação com publicidade offline.


A publicidade online é mais acessível financeiramente e permite analisar resultados desde muito cedo. É um universo de possibilidades que deve ser bem aproveitado. Uma forma inteligente de o fazer é: iniciar com um investimento mais reduzido, experimentar, ver resultados e depois avançar para o domínio do nicho de mercado com um investimento maior.


Para ajudar a perceber as vantagens e desvantagens vamos comparar a publicidade online com a offline com base em três fatores: segmentação de públicos, custo geral e capacidade de análise.

Publicidade online Publicidade Offline
Segmentação dos públicos
Quando fazemos publicidade online podemos escolher a quem queremos que ela chegue. Aliás as pessoas que vão ver a nossa publicidade já estão à procura de algo relacionado com o nosso serviço, o interesse é meio caminho andado para a conversão. Mas vamos falar sobre isto mais à frente. O importante a reter é que a possibilidade de escolher um perfil de pessoas vai aumentar a rentabilidade da nossa publicidade. Quer sejam panfletos, outdoors, anúncios de rádio, televisão ou jornal a única característica que conseguimos escolher é a localização geográfica e uma estimativa da idade pelos picos de audiências, mas sem certezas. Isto traduz-se para, estamos a pagar por publicidade sem saber a quem é que a estamos a direcionar, estamos a trabalhar com massas, o que não funciona para todos os negócios.
Custo geral
Uma das grandes vantagens do online é o custo mínimo relativamente baixo. Claro que tudo vai depender da área que quer publicitar, mas é perfeitamente possível começar com por exemplo 3 euros por dia que dá um total de 100€ mensais. A vantagem do online é que vai pagar apenas pelas pessoas que estão potencialmente interessadas nos seus produtos. É 100% adaptável ao orçamento que tem disponível. No offline já é mais difícil conseguir chegar às pessoas com custos baixos. Quer seja comprar um espaço de publicidade num jornal ou imprimir panfletos, por norma, o custo offline é muito maior para atingir o mesmo número de pessoas, comparadamente com online.
Capacidade de análise
Quando fazemos publicidade online conseguimos saber quase tudo. Quantas pessoas viram, quantas interagiram, por quanto tempo, se entraram e voltaram a sair, se converteram, entre muitas outras. Esta é uma das grandes vantagens do PPC, permite-nos traçar um perfil detalhado do público que melhor responde ao serviço ou produto que estamos a publicitar. A partir daqui é seguro assumir que investir em pessoas com o mesmo perfil é um investimento inteligente, que nos vai dar um bom ROI. Na publicidade offline torna-se muito mais difícil perceber quem viu o anúncio e se tomou alguma decisão baseada na publicidade em causa. Por exemplo, um outdoor numa paragem de autocarro, podemos ter ideia quantas pessoas passam ali por dia mas não temos como saber quantas realmente olharam, ou chegaram a casa e foram ao site da loja devido a esse outdoor. Temos menos métricas e maior probabilidade de fazer associações entre métricas que não são causais.
Publicidade online
Segmentação dos públicos
Quando fazemos publicidade online podemos escolher a quem queremos que ela chegue. Aliás as pessoas que vão ver a nossa publicidade já estão à procura de algo relacionado com o nosso serviço, o interesse é meio caminho andado para a conversão. Mas vamos falar sobre isto mais à frente. O importante a reter é que a possibilidade de escolher um perfil de pessoas vai aumentar a rentabilidade da nossa publicidade.
Custo geral
Uma das grandes vantagens do online é o custo mínimo relativamente baixo. Claro que tudo vai depender da área que quer publicitar, mas é perfeitamente possível começar com por exemplo 3 euros por dia que dá um total de 100€ mensais. A vantagem do online é que vai pagar apenas pelas pessoas que estão potencialmente interessadas nos seus produtos. É 100% adaptável ao orçamento que tem disponível.
Capacidade de análise
Quando fazemos publicidade online conseguimos saber quase tudo. Quantas pessoas viram, quantas interagiram, por quanto tempo, se entraram e voltaram a sair, se converteram, entre muitas outras. Esta é uma das grandes vantagens do PPC, permite-nos traçar um perfil detalhado do público que melhor responde ao serviço ou produto que estamos a publicitar. A partir daqui é seguro assumir que investir em pessoas com o mesmo perfil é um investimento inteligente, que nos vai dar um bom ROI.
Publicidade Offline
Segmentação dos públicos
Quer sejam panfletos, outdoors, anúncios de rádio, televisão ou jornal a única característica que conseguimos escolher é a localização geográfica e uma estimativa da idade pelos picos de audiências, mas sem certezas. Isto traduz-se para, estamos a pagar por publicidade sem saber a quem é que a estamos a direcionar, estamos a trabalhar com massas, o que não funciona para todos os negócios.
Custo geral
No offline já é mais difícil conseguir chegar às pessoas com custos baixos. Quer seja comprar um espaço de publicidade num jornal ou imprimir panfletos, por norma, o custo offline é muito maior para atingir o mesmo número de pessoas, comparadamente com online.
Capacidade de análise
Na publicidade offline torna-se muito mais difícil perceber quem viu e se tomou alguma decisão baseada na publicidade em causa. Tal como, traçar perfis de públicos alvos e saber quem realmente viu a nossa publicidade. Por exemplo, um outdoor numa paragem de autocarro, podemos ter ideia quantas pessoas passam ali por dia mas não temos como saber quantas realmente olharam, ou chegaram a casa e foram ao site da loja devido a esse outdoor.

Ainda não está convencido de que a publicidade online é um bom investimento?

Vamos falar em números.

pragmatica-website-grafico-ppc
Asset 1@2x-8
Asset 2@2x-8
Asset 4@2x-8
Asset 3@2x-8

Quais as plataformas de PPC que devo usar?

A publicidade online está claramente a crescer, no entanto ainda há espaço no mercado para o seu negócio. No marketing digital ser o primeiro no seu nicho de mercado faz a diferença, por isso, ainda vai a tempo de começar, mas quanto mais cedo, melhor!

Trabalhamos pay per click maioritariamente através de duas plataformas: o google ads e o facebook ads. Pode saber mais sobre cada uma delas aqui!

Nota:

Todas as estatísticas presentes nesta página foram consultadas no Instituto Português de Estatística sobre o tema ‘’Sociedade da Informação e do Conhecimento ‘’ e são referentes a 2017 e 2018.

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