O vídeo é rei na criação de conteúdo para Redes Sociais. É considerado o conteúdo que mais chama a atenção e mais gera partilhas, visualizações e interações. Se nos colocarmos no lugar do utilizador, percebemos que quando estamos no feed de notícias do Facebook, quando vemos uma publicação com vídeo paramos e quase sempre clicamos para ver.

Conteúdos com humor, rápidos e simples criam na nossa audiência um impacto positivo e torna-se fácil mostrar o produto/serviço desta forma. Vamos mostrar-lhe como publicar um vídeo no Facebook e garantir que tem todos os campos preparados para que o vídeo esteja facilmente disponível para os seus fãs.

Para adicionar Fotos:Video

Esta é a forma básica que permite partilhar qualquer estilo de publicação. Iremos especificar o tipo de partilha para vídeos.

Similar ao tutorial da publicação de Estado, acedemos à ferramenta de publicação e selecionamos a opção ‘’Foto/Vídeo’’.

Selecione a opção de ‘’foto/vídeo’’ e o que sucede é um pequeno menu com as várias opções de publicação de uma ou várias fotografias ou vídeo. 

Depois de selecionar o vídeo no seu computador/smartphone irá abrir uma janela com opções.

Carregar vídeo

Clicar Carregar Foto:Video

Janela de opções

Video carregado

Detalhes do vídeo

Colocar um título, uma descrição, uma identificação da categoria do vídeo (opcional). Depois deste ponto, pode publicar o vídeo. Mas ainda existem outras opções a explorar!

Nota: O Título é obrigatório, sem essa informação, não é permitido carregar o vídeo.

Durante a descrição, é possível acrescentar alguns detalhes.

 

Identificar um ou mais amigos na publicação que tenham até participado no vídeo. 

Título/descriçao do vídeo

adicionar descricao video

Identificar pessoas no vídeo

identificar pessoas video

É possível também acrescentar um sentimento/atividade relativa ao vídeo.

Adicionar ainda, por exemplo, o local do vídeo.

Sentimento/atividade relativa ao vídeo

adicionar atividade:sentimento video

Localização do vídeo

adicionar visita local video

Caso o vídeo seja relativamente a um produto, pode acrescentar a identificação do(s) produto(s) em questão. Voltamos a relembrar, que todos os produtos têm de estar inseridos no separador de produtos.

Aconselhamos que ative o botão de resposta no Messenger, pois incentiva os fãs a mandarem mensagem para a sua página e desta forma potenciar a venda.

Adicionar produto

adicionar produtos video

Adicionar botão messenger

botao messenger video

Na opção de identificação, é possível associar uma categoria ao vídeo. No exemplo colocamos ‘’redes sociais’’ e ‘’vídeo’’. Existem etiquetas já predefinidas pelo Facebook, é uma questão de experimentar, caso contrário, pode criar as suas próprias categorias. Isto serve para catalogar os vídeos no Facebook e ajudar a que os mesmos sejam encontrados pela comunidade.

Opção de identificação

identificar pessoas video

No separador seguinte, temos a escolha da imagem estática que aparece antes de carregar no play. Esta fase é muito importante pois a imagem é a que vai despertar o interesse da comunidade para verem o vídeo.

Aqui a imagem pode ser selecionada dentro de algumas opções escolhidas automaticamente no vídeo pelo próprio Facebook. 

Miniatura do vídeo

miniatura automatica video

Na hipótese seguinte, é possível carregar a partir do telemóvel/computador/tablet uma imagem personalizada.

Nesta opção, pode escolher, frame a frame do vídeo, qual a imagem que fica como miniatura.

Miniatura do vídeo personalizada

miniatura personalizada video
miniatura estatica video
escolher miniatura no video

Na opção seguinte temos a distribuição, onde está predefinido que irá aparecer no feed de notícias e/ou permitir que outras pessoas incorporem o vídeo noutros websites. É possível desativar a incorporação, mas se desativarmos a opção de aparecer no Feed de Notícias, o vídeo torna-se automaticamente secreto.

É possível colocar o vídeo disponível como ‘’publicação cruzada’’ para ser utilizado em outras páginas que gerimos e assim não é necessário fazer todo o processo de carregamento do vídeo.

Distribuição do vídeo

distribuicao video

Publicação cruzada

distribuicao video cruzar

Existe a opção de manter o vídeo secreto e apenas estar disponível para pessoas que gerem a página. Aqui é possível manter ativo ou desativar a incorporação do vídeo por terceiros.

Nota: Para aceder aos vídeos secretos, no topo da página, aceder a ‘’Ferramentas de publicação’’, ‘’Vídeos’’ e na ‘’Biblioteca de Vídeos’’ irão aparecer os vídeos secretos.

Vídeo secreto

video secreto

E ainda, desativar a opção ‘’moderação’’ que não permite notificações, comentários, reações (gostos) ou partilhas.

Poderá ainda, na opção seguinte, fazer o pedido de donativos para uma associação, caso a sua empresa tenha desenvolvido alguma campanha de solidariedade social.

Moderação

distribuicao video notificacoes

Pedido de donativo

distribuicao video donativo

Nesta opção é possível acrescentar legendas. Bom para negócios com projeção internacional.

Comece por escolher o idioma do vídeo e depois optar por colocar o Facebook a gerar automaticamente legendas, escrever à mão ou carregar um ficheiro de legendas do dispositivo.

Adicionar legendas

legendas video idioma

Escolher edioma

adicionar legendas video

Aqui é possível colocar palavras que identifiquem o vídeo para que seja facilmente encontrado na ‘’Biblioteca de Vídeos’’. É bom para páginas que tenham muitos vídeos, facilita de forma interna, localizá-los. Não está visível para os fãs.

Etiquetas do vídeo

categorias video

Caso o vídeo tenha sido gravado com uma câmara 360º, é possível ativar esta opção. O vídeo que utilizamos como exemplo não é 360º, ainda assim, consegue ter uma ideia do processo.

Vídeo 360º

video 360

Exemplo de gestão vídeo 360º

video 360 exemplo

Após publicarmos o vídeo, o Facebook informa-nos que o vídeo está a ser carregado. Quando estiver já pronto na cronologia, recebemos uma notificação.

Carregamento do vídeo

processar video
download video facebook

Resultado final na cronologia

video cronologia

Opções de Leitura:

Voltar ao inicio do Tutorial de Facebook

Ler o Artigo Como fazer um vídeo direto no Facebook