De forma a interagir e a chamar a atenção da sua comunidade, na página de Facebook do seu negócio, criamos publicações. Para criar dinamismo nas publicações, pode criar diferentes tipos de media: texto, imagem ou vídeo. Neste tutorial, acompanhe a par e passo como publicar fotografias no Facebook.

Para adicionar Fotos:Video

Esta é a forma básica que permite partilhar qualquer estilo de publicação. Iremos especificar o tipo de partilha para fotografias. Neste tutorial não vamos abordar a secção ‘’Criar um Canvas’’ uma vez que não é muito utilizado.

Similar à publicação de Estado, acedemos à ferramenta de publicação e selecionamos a opção ‘’Foto/Vídeo’’.

Após selecionar a opção de ‘’foto/vídeo’’ o que sucede é um pequeno menu com as várias opções de publicação de uma ou várias fotografias ou vídeo.

Carregar Foto:Video
Clicar Carregar Foto:Video

Iniciando nas fotografias, depois de selecionar no computador a(s) foto(s) que deseja, estas irão aparecer em ponto pequeno, estilo pré-visualização, mas não se preocupe, ao publicar elas ficam maiores. Aqui é possível e recomendável, acrescentar um texto de descrição para dar contexto à imagem, ou alguma das seguintes opções conforme a imagem (1).

É possível acrescentar um sentimento ou atividade daquele momento (conforme mostrado no tutorial de criação de Estado), uma localização (também opcional), um link para o seu website, uma nota, apoiar uma organização, identificar um produto (tem que estar previamente no separador de produtos do Facebook), adicionar uma data importante na empresa, divulgar o negócio (opção de patrocínio de publicações), receber mensagens (coloca na fotografia/vídeo a opção de mandar mensagem para a sua página ou iniciar uma sessão de perguntas). Criar um anúncio de emprego ou criar um evento (abre novas opções e descarta as imagens).

Nota: Não é possível carregar fotos e vídeos ao mesmo tempo. Só é possível carregar um vídeo por publicação. No entanto, não existe limite de fotografias. Mas de forma a não tornar muito densa a publicação, coloque apenas uma seleção restrita de fotografias.

O resultado será similar à imagem (2).

1.

Carregamento de fotografia

2.

Fotografia na Cronologia

Criar álbum de fotos

De volta ao menu inicial, de ‘’Fotos/Vídeo’’ segue-se a possibilidade de criar um álbum de fotos.

Após clicar aqui, selecione através do seu dispositivo quais as fotografias que pretende carregar. Após carregar as fotografias, irá aparecer a janela, para editar o álbum.

criar album de fotos
personalizar album

Comece por criar um título do álbum, que é de caráter obrigatório.

A título opcional, pode acrescentar também uma descrição geral do álbum. Bastante recomendável, pois descreve o contexto das fotografias.

Também de forma opcional é possível adicionar a localização, por exemplo, se for um evento colocar o local onde decorreu.

Título do álbum

titulo album

Descrição geral do álbum

descricao album

Localização

visita local album

Na secção de opções pode colocar a opção de fotografias com alta definição, caso contrário o Facebook adapta a qualidade das imagens. No entanto, as imagens com alta definição demoram mais tempo a serem carregadas.

A segunda opção serve para ocultar o conteúdo do feed de notícias, contudo o álbum fica visível para quem aceder à cronologia da página.

Fotografias com alta definição

opcoes album

Ocultar o conteúdo do feed de notícias

opcoes album 2

No caso de optar por fotografias de alta qualidade poderá associar a data ao momento em que a fotografia foi tirada (automático) ou então definir uma data de publicação.

Também dentro do álbum, é possível adicionar uma identificação de alguma outra página ou amigo do nosso Facebook pessoal.

Já dentro das fotografias podemos acrescentar uma descrição individual para cada fotografia ou remover/alterar a localização específica daquela fotografia. Caso pretenda, ainda pode acrescentar mais imagens.

Associar a data ao momento

escolher data fotos album

Identificar fotografias

identificar pessoas fotos album

Descrição fotografia

descricao fotos album

No canto superior direito, existe outra forma de podermos acrescentar as imagens e também de as ordenar conforme a data em que foi tirada (para álbuns com muitas imagens). Também poderá ordená-las manualmente.

Quando aceder ao álbum, poderá a qualquer momento editar ou adicionar uma identificação e acrescentar novas imagens.

Editar album

adicionar ordenar fotos album
album pronto

Resultado final na cronologia

album cronologia

Criar um carrossel de fotos

Neste passo, iremos demostrar como se cria um carrossel de fotografias que vai encaminhar, preferencialmente, para um link do website. Esta forma de apresentação é bastante dinâmica.

 

Após inserir a descrição e o link (URL) para onde se pretende enviar os fãs, no sinal ‘’+’’ em baixo, clicamos para fazer o carregamento das fotografias do nosso dispositivo para a publicação.

Criação do carrossel

criar carrossel fotos
carrossel fotos

Carregamento das fotografias

url carrossel fotos
adicionar fotos carrossel

Não existe limite para a quantidade de  fotografias que se podem colocar no carrossel. É necessário perceber que quanto mais imagens se coloca, maior é a probabilidade das pessoas não quererem ver até ao fim.

Dica: Crie um carrossel por tema/produto e assim criam-se vários conteúdos diferentes, em vez de condensar tudo em apenas um.

Pré-Visualização fotos carrossel

previzualizacao carrossel fotos

Resultado final na cronologia

carrossel fotos cronologia

Criar apresentação

No próximo e último passo deste tutorial, mostramos como se pode fazer um pequeno vídeo a partir de fotografias. O Facebook tem um pequeno editor de vídeo que permite criar uma apresentação de fotografias animadas. No mínimo são necessárias 3 fotos e no máximo 10.

A segunda imagem, é o painel que vai aparecer para se criar a apresentação. Clicando no botão azul localizado na parte superior direita conseguimos adicionar as fotografias para a apresentação.

Apresentação de fotografias animadas

criar apresentacao fotos

Painel de criação apresentação

apresentacao fotos

É possível utilizar fotografias já existentes na nossa página, tirar uma fotografia com a câmara no momento ou carregar uma fotografia do dispositivo (telemóvel/tablet/computador).

Depois, carregar em ‘’adicionar fotos’’.

Depois das fotos carregadas, ficará com o aspecto da segunda imagem. Pode aproveitar para trocar a ordem das fotografias, para isso basta arrastar a imagem em questão para o local onde pretende.

Adicionar fotos

adicionar fotos apresentacao
apresentacao com fotos

Na opção de ‘’Proporção da imagem’’ pode selecionar o tamanho mediante os que estão disponíveis. O ideal é optar pelo tamanho original, para evitar recortar a imagem. (1)

Entre meio segundo e 6 segundos é possível escolher a duração de cada imagem. (2)

Por fim, colocar uma transição de desvanecer entre imagens ou manter sem a transição. (3)

1. Proporção da imagem

proporcao fotos apresentacao

2. Duração da imagem

duracao fotos apresentacao

3. Transição da imagem

transicao fotos apresentacao

Finalmente, basta acrescentar a descrição que ajuda a identificar o propósito do vídeo e publicar. Também a título de sugestão, poderá acrescentar ainda uma música.

Resultado final na cronologia

apresentacao cronologia

Criar um canvas

Conforme referido anteriormente, não vamos abordar a "criação de um Canvas" dado que não é uma ferramenta muito utilizada.

criar canvas

Opções de Leitura:

Voltar ao inicio do Tutorial de Facebook

Ler o Artigo Como publicar um vídeo no Facebook