Se a sua empresa vende produtos, o Facebook dispõe de uma interface onde é possível criar uma loja online dentro da sua página de Facebook. A vantagem desta funcionalidade é ter um local que serve como catálogo e ainda tem a opção de compra dos produtos. Se não tem uma plataforma de e-commerce no seu website, pode criá-la no seu Facebook.
Na nossa página de Facebook, temos um menu com várias secções. É aqui que irá aparecer a secção de ''Loja''. Em alguns casos, poderá já aparecer visível por pré-definição.(1)
Caso não tenha ainda o separador ''Loja'' no menu principal do Facebook, veja, no menu que está no topo, a secção ''Definições''.(2)
1. Secção de loja
2. Definições
Acedendo às Definições, selecione ''Editar Página''.(3)
Aqui, é onde se pode ver o menu principal de Facebook e mudar a ordem dos separadores, ou acrescentar algum novo.(4)
3. Editar Página
4. Menu principal de Facebook
Baixando para o fundo da página, é aqui que se pode ver e clicar na opção de ''adicionar um separador''.(5)
Depois de carregar no botão de adicionar um separador, surge uma janela com os separadores disponíveis para adicionar à página. Aqui estará visível a opção de ''Loja''.(6)
Basta carregar novamente no botão ''adicionar separador'' que aparece em frente à opção ''Loja''.
5. Adicionar um separador
6. Opção de loja
De volta ao conjunto de separadores que já estão disponíveis na página, poderá ordenar os separadores com a disposição pretendida. Para isso, basta selecionar o separador que quer mover e arrastá-lo para o lugar onde o pretende ver.(7)
Regressando à página principal, já estará disponível o separador da ''Loja''. É dentro deste separador que vamos colocar os nossos produtos à venda.(8)
7. Ordenar os separadores
8. Separador loja
Dentro do separador da Loja, vai ser possível adicionar os produtos.(9)
Inicialmente, podemos indicar uma descrição do tipo de produtos que a empresa vende.(10)
9. Separador Loja
10. Descrição do tipo de produtos
No pequeno botão ao lado do texto de descrição da loja, existem atalhos para gerir a loja.(11)
Uma vez que a loja está vazia, vamos inserir o primeiro produto. Clicando no botão ''adicionar produto''.(12)
11. Atalhos para gerir a loja
12. Adicionar produto
A primeira imagem é a janela que abre sempre que pretendemos adicionar um produto na loja.(13)
Para inserir o produto é obrigatório ter, pelo menos, uma imagem, nome do produto e preço. Sem estes campos preenchidos, não é possível adicionar o produto.(14)
Para que os clientes vejam o produto, pode começar por adicionar uma ou várias fotos e vídeos do produto. Seria interessante ter um vídeo por produto pois ajuda a ter perceção do modo de funcionamento e/ou detalhes do produto.(15)
13. Janela adicionar produto
14. Campos obrigatórios
15. Adicionar fotos/vídeos
Clicando em ''adicionar fotos'', pode arrastar e largar fotos, clicar no botão para selecionar a partir do computador ou usar imagens que já tenha na sua página.(16)
Depois de carregada a fotografia, clicar em ''Usar Foto'' no canto inferior direito.(17)
16. Adicionar fotos
17. Usar foto
O passo seguinte é colocar o nome do produto. Garanta que o nome está bem escrito e que identifica bem o tipo de produto que é.(18)
O passo seguinte é adicionar o preço. Coloque já o preço com o IVA dado que o Facebook não vai calcular o preço, apenas depende da informação que colocamos.(19)
Em alternativa, se o produto tiver desconto, também é possível acrescentar o preço com a baixa de preço.(20)
18. Colocar nome do produto
19. Adicionar preço
20. Preço de saldo
Embora, alternativa, a descrição do produto ajuda a perceber melhor o(s) detalhe(s) e/ou funcionalidade(s) do produto.(21)
É altamente recomendável que clique no botão logo abaixo da descrição, para partilhar o produto na cronologia mal o Facebook o aprove.(22)
No passo seguinte, caso o produto esteja esgotado, mas mesmo assim quer mantê-lo na loja, basta desativar este botão e o produto fica como ''esgotado''. Desta forma, evita ter de retirar e inserir o produto novamente.(23)
21. Descrição do produto
22. Partilhar o produto na cronologia
23. Produto esgotado
Caso o produto tenha mais opções como outras cores, tamanhos ou materiais, aqui poderá acrescentar estas variações.(24)
Irá abrir a seguinte janela, para inserir mais variações do produto, clique em ''adicionar opção''.(25)
A seguir, por defeito ele pede a cor, mas se carregar em cima da cor, irão aparecer as outras opções que se adaptam ao produto. Depois de escolher a categoria, escreva as variações. No exemplo, escolhemos opção de cor. Mas o mesmo produto pode ter mais do que uma variação, basta carregar novamente em ''adicionar opção''.(26)
24. Variações do produto
25. Adicionar opções
26. Customizar variações
Mesmo dentro das opções, é possível indicar se alguma das opções está em stock, sem ter que colocar o produto todo fora de stock.(27)
A última informação sobre o produto é a visibilidade. "Público" significa que está pronto para ficar visível para toda a comunidade de Facebook e ''Publicação cancelada'' para produtos que ficam invisíveis.(28)
Para terminar, clicar no botão azul que diz ''Guardar''.
O Facebook não coloca logo o produto disponível. Primeiro ele fica para aprovação da equipa do Facebook. Sabemos que o produto não foi ainda aprovado pois ele aparece como ''em processamento''.(29)
27. Fora de stock
28. Visibilidade do produto
29. Guardar/em processamento
Quando o produto for aprovado, o Facebook envia uma notificação.(30)
Aqui poderá ver como fica o artigo publicado. Mostramos como o produto fica com e sem a informação de desconto. Para além disso, a qualquer momento, poderá acrescentar novos produtos, clicando na caixa ao lado da primeira imagem com o símbolo ''+'' e ''adicionar produto''.(31)
30. Notificação de publicação
31. Resultado final
Em último lugar, vamos falar da opção de adicionar uma coleção, ou seja, agrupar o estilo de produtos num só.(32)
Depois de clicar no botão ''Adicionar coleção'', somos encaminhados para uma página em que se cria o nome da coleção e a lista de produtos que ficarão dentro dela.(33)
32. Adicionar uma coleção
33. Criar coleção
Depois de atribuir um nome à coleção e escolher se a coleção fica visível ou privada, temos uma sugestão interessante. Se tiver, por exemplo, uma série de produtos que queira destacar, pode ativar a opção abaixo que faz com que essa seja a coleção de destaque e apareça primeiro do que as outras opções.(34)
Para colocar os produtos na coleção, basta clicar no botão azul que diz ''Adicionar produtos''. Abre uma pequena janela com a lista dos produtos, seleciona-se os itens e depois clica-se em ''Adicionar''.(35)
34. Coleção de destaque
35. Adicionar produtos à coleção de destaque
Voltando ao separador da ''Loja'', a coleção não fica imediatamente visível, por isso, irá ter de aguardar uns momentos.
No fim, as coleções aparecerão em cima e os produtos todos aparecem em baixo.(36)
36. Resultado loja final
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