Se a sua empresa vende produtos, o Facebook dispõe de uma interface onde é possível criar uma loja online dentro da sua página de Facebook. A vantagem desta funcionalidade é ter um local que serve como catálogo e ainda tem a opção de compra dos produtos. Se não tem uma plataforma de e-commerce no seu website, pode criá-la no seu Facebook.

Na nossa página de Facebook, temos um menu com várias secções. É aqui que irá aparecer a secção de ''Loja''. Em alguns casos, poderá já aparecer visível por pré-definição.(1)

Caso não tenha ainda o separador ''Loja'' no menu principal do Facebook, veja, no menu que está no topo, a secção ''Definições''.(2)

1. Secção de loja

vista geral pagina

2. Definições

menu definicoes

Acedendo às Definições, selecione ''Editar Página''.(3)

Aqui, é onde se pode ver o menu principal de Facebook e mudar a ordem dos separadores, ou acrescentar algum novo.(4)

3. Editar Página

editar pagina

4. Menu principal de Facebook

editar pagina opcoes

Baixando para o fundo da página, é aqui que se pode ver e clicar na opção de ''adicionar um separador''.(5)

Depois de carregar no botão de adicionar um separador, surge uma janela com os separadores disponíveis para adicionar à página. Aqui estará visível a opção de ''Loja''.(6)

Basta carregar novamente no botão ''adicionar separador'' que aparece em frente à opção ''Loja''.

5. Adicionar um separador

adicionar separador

6. Opção de loja

adicionar separador loja

De volta ao conjunto de separadores que já estão disponíveis na página, poderá ordenar os separadores com a disposição pretendida. Para isso, basta selecionar o separador que quer mover e arrastá-lo para o lugar onde o pretende ver.(7)

Regressando à página principal, já estará disponível o separador da ''Loja''. É dentro deste separador que vamos colocar os nossos produtos à venda.(8)

7. Ordenar os separadores

Organizar separadores

8. Separador loja

separador loja

Dentro do separador da Loja, vai ser possível adicionar os produtos.(9)

Inicialmente, podemos indicar uma descrição do tipo de produtos que a empresa vende.(10)

9. Separador Loja

separador loja vista

10. Descrição do tipo de produtos

descricao loja

No pequeno botão ao lado do texto de descrição da loja, existem atalhos para gerir a loja.(11)

Uma vez que a loja está vazia, vamos inserir o primeiro produto. Clicando no botão ''adicionar produto''.(12)

11. Atalhos para gerir a loja

definicoes loja

12. Adicionar produto

ADICIONAR PRODUTO

A primeira imagem é a janela que abre sempre que pretendemos adicionar um produto na loja.(13)

Para inserir o produto é obrigatório ter, pelo menos, uma imagem, nome do produto e preço. Sem estes campos preenchidos, não é possível adicionar o produto.(14)

Para que os clientes vejam o produto, pode começar por adicionar uma ou várias fotos e vídeos do produto. Seria interessante ter um vídeo por produto pois ajuda a ter perceção do modo de funcionamento e/ou detalhes do produto.(15)

13. Janela adicionar produto

inserir produto

14. Campos obrigatórios

campos obrigatorios produtos

15. Adicionar fotos/vídeos

adicionar foto

Clicando em ''adicionar fotos'', pode arrastar e largar fotos, clicar no botão para selecionar a partir do computador ou usar imagens que já tenha na sua página.(16)

Depois de carregada a fotografia, clicar em ''Usar Foto'' no canto inferior direito.(17)

16. Adicionar fotos

carregar foto

17. Usar foto

produto

O passo seguinte é colocar o nome do produto. Garanta que o nome está bem escrito e que identifica bem o tipo de produto que é.(18)

O passo seguinte é adicionar o preço. Coloque já o preço com o IVA dado que o Facebook não vai calcular o preço, apenas depende da informação que colocamos.(19)

Em alternativa, se o produto tiver desconto, também é possível acrescentar o preço com a baixa de preço.(20)

18. Colocar nome do produto

nome produto

19. Adicionar preço

preco produto

20. Preço de saldo

preco produto saldo

Embora, alternativa, a descrição do produto ajuda a perceber melhor o(s) detalhe(s) e/ou funcionalidade(s) do produto.(21)

É altamente recomendável que clique no botão logo abaixo da descrição, para partilhar o produto na cronologia mal o Facebook o aprove.(22)

No passo seguinte, caso o produto esteja esgotado, mas mesmo assim quer mantê-lo na loja, basta desativar este botão e o produto fica como ''esgotado''. Desta forma, evita ter de retirar e inserir o produto novamente.(23)

21. Descrição do produto

descricao produto

22. Partilhar o produto na cronologia

PARTILHAR PRODUTO

23. Produto esgotado

produto esgotado

Caso o produto tenha mais opções como outras cores, tamanhos ou materiais, aqui poderá acrescentar estas variações.(24)

Irá abrir a seguinte janela, para inserir mais variações do produto, clique em ''adicionar opção''.(25)

A seguir, por defeito ele pede a cor, mas se carregar em cima da cor, irão aparecer as outras opções que se adaptam ao produto. Depois de escolher a categoria, escreva as variações. No exemplo, escolhemos opção de cor. Mas o mesmo produto pode ter mais do que uma variação, basta carregar novamente em ''adicionar opção''.(26)

24. Variações do produto

opcoes produto

25. Adicionar opções

janela opcoes

26. Customizar variações

opcoes produto detalhes
variacoes opcoes produto

Mesmo dentro das opções, é possível indicar se alguma das opções está em stock, sem ter que colocar o produto todo fora de stock.(27)

A última informação sobre o produto é a visibilidade. "Público" significa que está pronto para ficar visível para toda a comunidade de Facebook e ''Publicação cancelada'' para produtos que ficam invisíveis.(28)

Para terminar, clicar no botão azul que diz ''Guardar''.

O Facebook não coloca logo o produto disponível. Primeiro ele fica para aprovação da equipa do Facebook. Sabemos que o produto não foi ainda aprovado pois ele aparece como ''em processamento''.(29)

27. Fora de stock

detalhes opcoes produto

28. Visibilidade do produto

visibilidade produto

29. Guardar/em processamento

aprovar produto

Quando o produto for aprovado, o Facebook envia uma notificação.(30)

Aqui poderá ver como fica o artigo publicado. Mostramos como o produto fica com e sem a informação de desconto. Para além disso, a qualquer momento, poderá acrescentar novos produtos, clicando na caixa ao lado da primeira imagem com o símbolo ''+'' e ''adicionar produto''.(31)

30. Notificação de publicação

NOTIFICACAO PRODUTO

31. Resultado final

novo produto

Em último lugar, vamos falar da opção de adicionar uma coleção, ou seja, agrupar o estilo de produtos num só.(32)

Depois de clicar no botão ''Adicionar coleção'', somos encaminhados para uma página em que se cria o nome da coleção e a lista de produtos que ficarão dentro dela.(33)

32. Adicionar uma coleção

adicionar colecao

33. Criar coleção

criar colecao

Depois de atribuir um nome à coleção e escolher se a coleção fica visível ou privada, temos uma sugestão interessante. Se tiver, por exemplo, uma série de produtos que queira destacar, pode ativar a opção abaixo que faz com que essa seja a coleção de destaque e apareça primeiro do que as outras opções.(34)

Para colocar os produtos na coleção, basta clicar no botão azul que diz ''Adicionar produtos''. Abre uma pequena janela com a lista dos produtos, seleciona-se os itens e depois clica-se em ''Adicionar''.(35)

34. Coleção de destaque

criar colecao destaque

35. Adicionar produtos à coleção de destaque

acrescentar produto colecao

Voltando ao separador da ''Loja'', a coleção não fica imediatamente visível, por isso, irá ter de aguardar uns momentos.

No fim, as coleções aparecerão em cima e os produtos todos aparecem em baixo.(36)

36. Resultado loja final

loja final

Opções de Leitura:

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