Os vídeos em diretos no Facebook são uma forma prática e rápida de criar conteúdo para a sua página, além de ter o benefício de enviar uma notificação a todos os fãs que a página se encontra a fazer um direto, conseguindo desta forma publicidade gratuita.

Os diretos não têm limitação de tempo, sendo possível transmitir, por exemplo, uma palestra, um workshop, etc.

A forma de o fazer é simples, contudo existem pequenos truques que ajudam a melhorar a qualidade do direto. A forma mais rápida e simples de o fazer é usando o telemóvel, para isto necessita de ter uma aplicação instalada no telemóvel chamada Gestor de Páginas.

1. Instalar a aplicação no telemóvel

aplicacao-na-pagina

2. Fazer o Login

Fazer o Login na aplicação com a conta de Facebook e automaticamente acede à(s) página(s), conforme mostra na imagem abaixo.

pagina-facebook

3. Clicar ícone publicar

Clicar no primeiro ícone da esquerda onde diz publicar. Ao clicar em publicar são mostradas diversas opções como mostra a imagem abaixo.

publicacao facebook

4. Neste menu selecione “transmitir em direto”

Ao selecionar “transmitir em direto”  aparecerá a seguinte imagem no telemóvel:

Neste menu selecione o primeiro ícone do lado esquerdo que diz ‘’video em dir…’’ que permite a si e aos fãs ver as reações e comentários aparecerem no vídeo enquanto está a transmitir e de seguida clique no botão azul “Transmitir Vídeo em direto”.

botao direto

O equipamento começa a filmar e os fãs são nesta altura notificados que a página está a fazer uma transmissão em direto e geralmente são levados pela curiosidade a espreitar o que se passa.

Na parte superior do telemóvel aparece a indicação do número de pessoas que estão a ver o ‘live’. Não se distraia com este número nem fique desmotivado caso o número de visualizações seja baixo ou inexistente pois pode acontecer que nenhum dos fãs esteja disponível naquele momento. Mas, se mantiver o vídeo na cronologia após fazer o direto, os fãs vão poder ver no fim e é possível verificar as visualizações do vídeo.

video em direto

Também é necessário criar hábitos regulares de partilha para estimular os fãs a manterem-se sempre conectados com a página.

Na parte de baixo do monitor pode ver os comentários que as pessoas vão fazendo bem como as reacções à publicação (gostos, corações, sorrisos, etc) que vão passando no vídeo.

Os diretos têm obrigatoriamente de ser gravados na vertical. Se tentar rodar o telemóvel para a horizontal aparece a seguinte mensagem:  

rodar-ecra-direto

A transmissão em direto continua mas a imagem que é passada é na “lateral”, as pessoas que assistem no computador têm dificuldade em visualizar.

Quando terminar o “live” pode clicar no botão de concluir no canto inferior direito e a imagem que vai aparecer é esta:

Nesta imagem pode visualizar o tempo que esteve online e tem possibilidade de publicar a live na cronologia da página ou descartar para que o live não fique disponível para ser visualizado posteriormente.

Bons diretos, have fun.

publicar video cronologia

Opções de Leitura:

Voltar ao inicio do Tutorial de Facebook

Ler o Artigo Como adicionar produtos no Facebook