Hoje em dia não é suficiente ter uma ficha da empresa criada no Google e achar que por si só ela se vai desenvolver sozinha. Todos os canais de comunicação com clientes precisam de envolvimento e acompanhamento, e este não é exceção. Em Portugal o Google My Business não merece, por parte dos comerciantes a atenção necessária, seja por desconhecimento da plataforma, falta de tempo ou por acharem que é algo difícil de gerir.

Uma vez que assimile o processo e comece a trabalhar a ficha, vai perceber o enorme potencial que ela representa e como pode impulsionar os seus negócios a partir daqui.

O primeiro passo para otimizar a sua ficha é validar a sua conta no Google, podendo fazê-lo por telefone ou por correio postal conforme disponibilidade da sua região. Poderá encontrar mais informação aqui.

Uma vez feita a validação, é tempo de percorrer todos os campos e acrescentar ou retificar informações em falta ou incompletas. Para não se perder ou correr o risco de lhe faltar algum campo guie-se pela nossa listagem do Set Up do Google My Business.

Fotos Google My Business

Ao preencher a sua ficha com todos os elementos necessários vai adicionar fotos do seu negócio. As fotos vão ter um papel fundamental no desenvolvimento da ficha, pois são elas que na sua grande maioria vão atrair a atenção do consumidor. Na fase inicial coloque as fotos que lhe parecem ser mais atrativas e aquelas que a si lhe despertariam a atenção. Não existe número limite de fotos que se possa adicionar, contudo, não coloque fotos repetidas.

 

Depois de adicionar as fotos, sugiro que estipule uma data, por exemplo, mês a mês e avalie a performance das fotos.

 

Vai poder ver o número de vezes que estas são vistas e este indicador ajuda-o a identificar qual ou quais as fotos com melhor performance. A estratégia seria colocar x fotos ao mesmo tempo e depois definir datas para analisar a sua performance e remover as que tenham indicadores mais baixos mantendo as fotos com indicadores mais altos.

Vamos analisar um caso real

Estas fotos correspondem a um espaço comercial no centro do Porto e em cada uma das fotos conseguimos ver o número de visualizações que as fotos tiveram bem como há quanto tempo foram adicionadas (canto inferior direito).

 

Neste estabelecimento as fotos do espaço têm muitas visitas, o que será supostamente normal uma vez que quem nunca visitou o espaço tem uma curiosidade natural em saber como é o interior do estabelecimento, e nesta ficha o maior número de visitas são de pessoas que descobrem a empresa na pesquisa.

 

Contudo, conseguimos encontrar variações no número de vezes que as fotos foram vistas, não podendo esquecer que elas têm datas diferentes de permanência na ficha. No entanto, conseguimos perceber as que chamam mais a atenção do potencial cliente.

espaço fotos my business
fotos my business
analise fotos business

Nestas 3 fotos conseguimos ver no canto inferior esquerdo as visualizações que as fotos tiveram e no canto inferior direito há quanto tempo elas foram inseridas. Para a avaliação ser completamente isenta elas deveriam ter sido inseridas todas ao mesmo tempo. Na ficha do Google My Business não é só o proprietário que tem a possibilidade de inserir fotos do seu negócio, os clientes também têm essa facilidade, portanto, há algumas variáveis que fogem do nosso controlo.

Porém, conseguimos ter uma noção clara das fotos que nos geram mais visitas e essas devemos manter, as restantes se os valores forem muito baixos, devemos remover e substituir por outras e voltar novamente à análise de performance. Este processo deve ser cíclico e contínuo.

A mesma análise e raciocínio que foi desenvolvido com as fotos do espaço, devem ser feitos com fotos do produto, da equipa, da localização, etc. Adiciona, analisa, remove/mantém. Adiciona, analisa, remove/mantém, sempre assim até conseguir as fotos que melhor representem o seu negócio e com as quais os clientes sintam empatia.

Post Google My Business

O GMB dá a possibilidade ao comerciante de partilhar conteúdo da sua empresa com os clientes e este é feito através de Post's (publicações).

 

Os post's têm um tempo de vida de 7 dias e pode ter até 10 post's em simultâneo na sua ficha, sendo que aparecem sempre os mais recentes primeiro. Este tipo de artigo permite usar imagens, textos e links se assim o entender.

 

Um post permite-lhe divulgar uma novidade, anunciar um evento, realizar uma oferta aos seus clientes e ainda mostrar o seu produto. Para cada uma destas ações as configurações do post vão alterando. Vejamos a possibilidade do que pode colocar nas novidades e nas ofertas:

1. Novidades

Na imagem vemos a configuração de um post "novidade", este permite-lhe adicionar uma foto, a descrição usando 100 a 300 palavras e um botão (opcional) que mediante a sua escolha pode ligar para um website se assim o entender.

Aqui vemos a imagem do post da oferta que é bastante completa e permite adicionar informação importante.

O detalhe da oferta deve variar de 100 a 300 palavras, o título deve ser atrativo e com informação clara da oferta, depois temos a data de início/hora e a data de fim/hora.

post gmb

2. Ofertas

Temos ainda a possibilidade de acrescentar um código de cupão, link para resgatar a oferta e termos de utilização caso seja necessário. O preenchimento é simples e intuitivo mas por vezes podem surgir dúvidas, e por isso estamos cá para o ajudar, basta preencher o nosso formulário para entrar em contacto connosco.

oferta gmb

Reviews de Clientes

Como terceiro ponto a trabalhar no seu negócio vamos falar das Reviews. Grande parte dos clientes que pesquisa online antes de escolher um espaço comercial ou, até mesmo um produto, gosta de ouvir o que as outras pessoas têm a dizer de forma genuína sobre o assunto.

A maneira que encontramos para o fazer é ler as reviews do produto/estabelecimento que escolhemos como o tal para efetuar a compra.

reviews clientes

Não é hábito dos portugueses expressarem-se sobre determinado artigo e/ou estabelecimento, então cabe ao comerciante estimular os seus clientes a deixarem uma avaliação pública sobre o seu serviço. Não deve oferecer nenhum tipo de mais valia/desconto/benefício em troca de uma avaliação do seu negócio, isso seria contraproducente e poderia penalizar a sua ficha da empresa. A penalização por parte do Google pode variar sendo a mais grave o encerramento da ficha.

Estamos a falar de referir ao cliente que se quiser expressar a sua opinião sobre o seu negócio que é ótimo que o faça, pois só desta forma lhe é permitido melhorar cada vez mais o serviço que presta.

As pessoas escrevem mais facilmente sobre um problema do que sobre uma situação agradável, portanto, recorde-se, sempre que possível peça aos seus clientes para avaliarem o seu negócio. Este comportamento não deve ser sazonal deve ser sim uma forma de estar, a longo prazo vai trazer-lhe resultados surpreendentes.

Como referi acima compreendo que, para quem gere um negócio possa não ser tão fácil acrescentar ainda mais uma plataforma para gerir e como tal, informo da nossa paixão e disponibilidade para o ajudar neste caminho, basta enviar-nos uma mensagem aqui.

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