É necessário dedicar algum tempo para a configuração da sua ficha Google My Business, não basta apenas criar a ficha ou simplesmente reivindicá-la. Há informações que precisa retificar e outras que é necessário adicionar.

Elaboramos uma listagem dos pontos que devem ser sempre preenchidos e atualizados, bem como orientações importantes para o preenchimento dos dados:

Nome do negócio

O nome do seu negócio deve ser o mesmo pelo qual a sua empresa é conhecida no mundo real, desta forma é mais fácil para os clientes a encontrarem porque a pesquisa pela empresa vai dar correspondência exata com o nome que colocou online.

nome negocio google my business

Localização

País, morada, código postal e cidade.

Categoria do negócio

Existe a possibilidade de colocar categorias adicionais, contudo é recomendado que utilize o menor número de categorias possível. Pode ler-se o aviso na imagem a referir que as categorias devem descrever o que a empresa representa e não o que faz ou vende.

categorias google my business

Menu

Foi disponibilizado recentemente (primeira semana de Agosto de 2018) o ícone do menu que permite a Salões de Beleza e Restaurantes a possibilidade de listarem os seus cardápios e serviços na sua ficha do Google My Business, bem como uma descrição do serviço e o preço.

cardapio google

Telefone e website

Horário

Descrição da empresa

A Descrição da empresa suporta até 750 caracteres, contudo apenas 250 ficam visíveis quando a ficha é apresentada, portanto aproveite bem os 250 para descrever a sua empresa porque é aquilo que os potenciais clientes vão ler. A descrição é sujeita a avaliação, assim sendo, garanta que não viola as diretrizes de descrição da empresa:

directrizes para descricao empresas my business

Atributos

Permitem-nos mostrar aos clientes o que o seu negócio poderá oferecer a quem o visita, e encontram-se subdivididos em categorias:

Acessibilidade

Ex.: Acessível a cadeiras de rodas; Elevador acessível a cadeiras de rodas…

Destaques

Ex.: É chefiado por mulheres

Oferta

Ex.: Serviços e Bens que disponibiliza

Planeamento

Ex.: Adequado para LGBT, …

Tipo de pagamento

Marcas de cartões de crédito; cartões de débito; cheques; pagamentos por dispositivo móvel via NFC

Serviços

Ex.: Casas de banho, …

Wi-Fi

Pago ou Gratuito

Colocar data de abertura

Adicionar fotos

Pode adicionar vários tipos de fotos e quando fizer a submissão organizá-las na categoria correta. Desta forma, é mais fácil ao utilizador que consultar, ver as fotos por categoria e não de forma aleatória.

As categorias que podemos encontrar são:

Perfil |  Capa  |  Vídeo  |  Interior |  Exterior | Produto   Equipa   Identidade

fotos gmb

Micro site

É ainda possível criar um micro site de forma gratuita.

O facto de ter a sua ficha atualizada não implica que não vá receber notificações de atualização por parte do Google ou de utilizadores, mas ajuda a minimizar estas situações bem como a evitar que um cliente se desloque ao seu estabelecimento comercial fora do horário de abertura.

O Google na maior parte das vezes emite um aviso dos pontos que necessitam da sua atenção, mas este aviso pode nem sempre acontecer, por isso é importante ter presente as informações que colocou na sua ficha do Google My Business e consultar com regularidade a sua ficha.

actualizacoes google my business

Agora que terminou com sucesso a configuração da sua ficha é tempo de começar a desenvolvê-la e mostrar ao mundo todo o potencial do seu negócio. Para o ajudar nesta jornada criamos o artigo como Desenvolver o Google My Business do seu negócio.