localSeo-01

Google My Business é uma plataforma da Google que foi desenvolvida para ajudar os negócios locais a terem visibilidade e destaque nas pesquisas.

Quando alguém procura pela sua empresa no Google consegue de forma fácil e ágil ter acesso aos seus dados de contacto, efetuar uma chamada telefónica, pedir indicações de direção para o seu espaço, colocar questões de forma pública sobre a sua empresa, bem como visitar o seu website. 

Para além destes dados, o potencial cliente tem também acesso a fotos do seu espaço, da sua equipa, do seu produto e avaliações de outros clientes ao seu espaço. É algo essencial para quem não o conhece, a si e ao seu negócio, analisar logo de imediato e criar uma primeira (boa ou má) impressão.

Foi lançada em junho de 2014 e tornou muito mais fácil, para os negócios locais, estarem visíveis e expostos aos seus potenciais clientes. 

A plataforma tem sido desenvolvida desde então pela Google e são lançadas com regularidade atualizações e funcionalidades que ajudam mais eficazmente os negócios a comunicar. 

As mais valias não acabam por aqui e o GMB permite a quem se queira aventurar em anúncios pagos a possibilidade de os fazer no Google mesmo sem ter um website. 

Em Portugal esta plataforma é pouco trabalhada e há empresas que já têm a sua ficha criada e não o sabem. Se já está a pensar criar o Google My Business do seu negócio não avance sem antes verificar se esta já está criada. O processo de criação sem a verificação da existência da ficha pode levar à duplicação dos locais e isso implica problemas para resolver.

Uma maneira simples e rápida de verificar é abrir o seu browser e escrever o nome do seu negócio + localidade como mostra a imagem seguinte:

google my business pragmatica

No exemplo que usamos a ficha já está criada e aparece do lado direito na pesquisa.

Para esta pesquisa usamos o termo "pragmatica valongo", ou seja, juntamos o nome da empresa à localização, contudo é possível que o seu negócio apareça apenas se pesquisar pelo nome ou, em alguns casos, teremos de usar também a morada.

Desta forma consegue perceber se a sua ficha já existe e se necessita apenas de a reivindicar ou se terá que criar uma.

Se a sua ficha já estiver criada deve reivindicá-la para si e depois de validada efetuar a configuração, para o ajudar leia o nosso artigo "Processo de Configuração de uma ficha Google My Business".

Se a sua ficha ainda não estiver criada, pode ler o nosso artigo de "Como criar uma ficha Google My Business", que o vai ajudar passo por passo.

Scroll to Top