Há várias razões para um visitante e/ou potencial cliente saírem do seu site ou loja online sem terem cumprido o seu objetivo inicial.

Os problemas podem ser ao nível da organização da informação ou ao nível técnico.

Neste artigo iremos falar sobre os problemas técnicos, que podem facilmente ser diagnosticados (em apenas 5 minutos) sem qualquer tipo de conhecimento tecnológico.

O seu website ou loja online estão otimizados para telemóvel?

Mobile-Friendly Test

Aceda a: https://search.google.com/test/mobile-friendly ( Ferramenta Google )

Coloque o endereço do seu website na caixa de texto e clique em "Run Test" ou "Executar Teste", conforme seja em inglês ou português respetivamente, e aguarde um minuto.(1)

Após o teste concluído será apresentada uma página de resultados similar à imagem(2).

O resultado aparecerá a verde no caso da página ser "Mobile Friendly". Se porventura aparecer um aviso vermelho a indicar que não é "Mobile Friendly" então tem um problema em mãos, dado que hoje em dia mais de 50% dos visitantes acedem ao seu website via telemóvel. É um problema urgente de ser resolvido!!

1. Colocar o endereço do seu website

teste_google_site_mobile

2. Resultado do teste

resultado_google_mobile_test_friendly

Quantos visitantes estou a perder por o meu site ser lento?

Mesmo que o seu site seja "Mobile Friendly", há outros fatores influenciadores que poderão fazer com que os visitantes desistam de aceder ao seu site mesmo antes de entrarem. Existe uma ferramenta da Google onde poderá realizar o teste e calcular a percentagem de pessoas que desiste de entrar no seu projeto por ele carregar de forma muito lenta.

Aceda a: https://testmysite.withgoogle.com/intl/en-gb ( Ferramenta Google )

Coloque o endereço do seu website na caixa de texto e clique no botão azul e aguarde uns instantes. (1)

Assim que o teste ficar concluído deverá obter um ecrã semelhante à imagem. (2)

Neste exemplo o resultado foi excelente, no entanto caso a performance não seja assim tão boa irá aparecer qual a percentagem estimada de utilizadores que desiste antes de o seu website abrir.

Se fizer um pouco de scroll poderá ver como está a performance num estado geral.(3)

1. Colocar o endereço do seu website

google_test_my_site_tool_ecra_inicial

2. Resultado do teste

google_test_my_site_resultados

3. Performance num estado geral

google_test_my_site_comparacao

Como posso avaliar a performance do meu website ou loja online?

Com as ferramentas anteriores, conseguimos ter uma pequena ideia de alguns problemas do nosso projeto, no entanto ainda vamos falar de uma terceira ferramenta muito conhecida no meio, o GtMetrix.

Aceda a https://gtmetrix.com, coloque o endereço do seu website na caixa de texto e clique em Analyse.

Aguarde uns minutos, dependendo da performance do seu website poderá ir desde 1 até 3 minutos de teste.

Após todos os testes efetuados obterá um ecrã de resultados bastante completo e idêntico ao seguinte:

gtmetrix_quadro_de_resultados_performance

Caso não tenha um resultado como este é porque possivelmente terá vários problemas que devem ser resolvidos.

Os valores de referência em cada um dos campos são:

PageSpeed Score: 72%

YSlow Score: 70%

Fully Loaded Time:  6.9s

Total Page Size: 2.97 MB

Requests: 86

Se algum dos seus resultados for muito superior, possivelmente terá problemas no seu projeto e alguns deles podem estar a custar-lhe muito dinheiro em lucros não ganhos.

Esperamos ter ajudado. Com estes três testes conseguirá fazer um Raio-X ao seu negócio em menos de cinco minutos.

Se ainda persistir alguma dúvida, queira colocar uma questão ou fazer uma sugestão, não hesite e Fale Connosco. Teremos todo o gosto em ajudar.