Relatórios de Marketing rápidos e completos? Sim, é possível.

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Quem trabalha em Marketing sabe a importância da análise de resultados mas, acima de tudo, sabe o tempo que um relatório de campanha ou, eventualmente, semanal ou mensal pode demorar a construir.

Criar um documento de base é meio caminho andado para não dispendermos meio dia de trabalho (ou mais) num único relatório. Desta forma, bastará replicá-lo para uma nova campanha, ou para um outro cliente, e proceder aos ajustes necessários.

Existem ferramentas muito úteis para a criação de relatórios, mas pode ser difícil encontrar um equilíbrio entre quais os dados que conseguem importar e comportar, as análises que realizam e o nível de automatismo permitido. É aqui que entra a nossa escolha: o Google Data Studio.

O que é o Data Studio?

O Google Data Studio é uma ferramenta de análise de dados e elaboração de relatórios, totalmente gratuita. Permite importar dados das plataformas Google (Ads, Analytics, Sheets ou Search Console) e de plataformas externas, como Facebook ou Instagram, neste caso usando aplicações complementares, como o Supermetrics.

O que me permite fazer?

Com um número cada vez maior de profissionais a recorrer ao Data Studio, é importante analisar as capacidades da ferramenta, compreender os mecanismos e anotar limitações.

Criar relatórios totalmente automáticos
Esta é uma das vantagens do Google Data Studio: a possibilidade de criar um relatório que se atualiza na íntegra (salvo alguns ajustes) consoante mudamos o período de análise.

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Neste exemplo, todos os gráficos estão automatizados, incluindo a diferença face ao mês anterior, sendo que, a cada mês, basta alterar o período de análise. O único ajuste a fazer a cada novo relatório é ao nível da evolução mensal, uma vez que não existe uma opção para os últimos 12 meses. Neste caso, por se tratar de um período customizado, o gráfico tem de ser sempre atualizado.

Definir um layout
Um dos problemas do Data Studio é não ter permitir definir um modelo a partir do zero, como acontece com o PowerPoint, por exemplo. Além disso, se fizermos copiar/colar de uma página para outra, os elementos não ficam no mesmo lugar, o que para criar cabeçalhos e rodapés personalizados não é conveniente. Ainda assim, o Data Studio permite uma solução simples: clicar com o botão do lado direito do rato no elemento pretendido e escolher a opção “Make Report Level”.

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Relatórios dinâmicos
Sabemos que os relatórios serão, à partida, enviados ao cliente e no Data Studio podemos fazê-lo de duas formas:

Exportar como PDF, ficando com um documento fechado para os dados daquele mês ou daquela campanha.
Partilhar o link do documento, permitindo que o cliente mude o período de análise. Esta opção é particularmente vantajosa caso o cliente pretenda ver os resultados para um dia em específico. Por ser uma ferramenta Google, o processo de partilha é semelhante ao do Google Drive, podendo optar entre adicionar novos utilizadores ao documento integral ou atribuir diferentes permissões através de um link partilhável.

Importação de dados
Aqui chegamos ao principal entrave do Data Studio. Se, a nível nativo, existem diversas plataformas de onde é possível importar os dados, também há outras muito importantes que ficam de fora: as redes sociais. Apesar de ser um entrave, isto não significa um impedimento, dado que existem ferramentas externas que fazem a ponte entre Facebook e Instagram, por exemplo, e o Data Studio.

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Para resumir, o Google Data Studio é uma ferramenta muito poderosa a nível de elaboração de relatórios e permite automatizar documentos detalhadamente, de forma a poupar muito tempo na criação de relatórios periódicos. Além de ser intuitivo, embora requeira alguns truques de vez em quando, é totalmente gratuito, não sendo necessário ter uma subscrição ou pedir um período de teste. Tudo o que precisa é de uma conta Google.

Tem dúvidas sobre o potencial dos anúncios facebook?

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